Abrimos nossa série de entrevistas com uma banda que caracteriza muito do que procuramos divulgar através desse blog. A banda Jennifer Lo-Fi como verão na entrevista começou com os integrantes se conhecendo pela internet! Mais sobre a banda e seu projeto vocês saberão a seguir, pelas próprias palavras do baterista Luccas Villela que nos conta um pouco mais sobre sua experiência musical.


Souterraines: Como surgiu a banda, o nome e etc. Qual foi a idéia inicial de vocês ao criarem esse projeto?

Luccas: A banda surgiu basicamente da internet. O caio conheceu a Sabine por uma comunidade do orkut, escutou o Myspace dela e curtiu bastante, logo depois ele me passou o link pra escutá-la e falou que estava afim de chamá-la para montar uma banda e me convidou também para toca bateria, eu topei. Logo depois veio o Miu, que a gente também conheceu pela internet e ai “o circo estava armado” (risos). O Gustavo já tocava comigo em outra banda e sugeri chamá-lo pra fica só com os baixos.
O nome veio de um trocadilho com o nome da Jennifer Lopez, a gente se inspirou numa banda chamada Samuel Jackson Five. O intuito da gente ao montar a banda foi tentar entrar no mercado musical fazendo uma música que não fosse medíocre e previsível

Souterraines: A banda tem composições próprias? Que mensagem vocês tentam passar através delas?

Luccas: Sim, a banda só toca composições próprias. A banda tenta transmitir alguma coisa mais rítmica conciliada com letras mais abstratas. O intuito é brisa eterna mesmo (risos).

Souterraines: É mais difícil conquistar público assim, não? Como reagem quando pedem covers durante os shows?


Luccas: Um grande público é um pouco mais difícil, mas ultimamente eu tô surpreso, as pessoas estão curtindo mesmo sendo mais "elaborado". Nos shows, por enquanto, ninguém nunca pediu um cover, a gente só tocou cover no nosso primeiro show, para preencher os buracos no setlist por falta de músicas próprias (risos). Mas nos web shows o pessoal pede muitos covers de bandas que nos identificamos, ficamos felizes com isso porque o pessoal está cada dia mais entendendo nosso som.

Souterraines: Você falou sobre os web shows, é uma proposta bastante interessante, pode explicá-la melhor?


Luccas: Então, o web show foi uma idéia que o nosso produtor teve pra ficarmos mais perto do pessoal que curte nosso som e claro, sem gastar grana porque “a gente é tudo duro” (risos). O web show consiste em: uma webcam, uma boa conexão na internet e um site que faça stream, depois disso é só divulgar e tocar.

Souterraines: Você pode citar um exemplo de algum site que já tenha rolado, qualquer um...


Luccas: Live Stream é um deles.

Souterraines: O que vocês já lançaram em termos de cd/ep? Foi independente?

Luccas: Nós lançamos um EP virtual e gratuito- que não está disponível em estado físico, que qualquer um pode baixar no site http://www.sinewave.com.br/. Lançamos de forma independente com ajuda de patrocínio da Levi's, o que deu uma boa mão para nós conseguirmos gravar...

Souterraines: Quando foi que surgiu realmente a necessidade de gravá-lo?


Luccas: Gravar surgiu da necessidade de divulgar o som com uma qualidade melhor e de ficar em estúdio pirando (risos).

Souterraines: Como funciona o trabalho de divulgação da banda? Quais são as dificuldades encontradas nesse aspecto?


Luccas: A divulgação é basicamente virtual. Por meio do Myspace e tal. Só às vezes quando tem show, a gente faz uns cartazes e sai colando em tudo que é lugar (risos) acho que a maior dificuldade da internet é ser notado atenciosamente em meio a centenas de milhares de bandas, tão boas e tão ruins.

Souterraines: E vocês têm outras atividades não ligadas à banda?


Luccas: Temos sim, eu sou estagiário e estudo multimídia, o Caio trabalhava até semana passada numa loja, foi demitido (risos) o Gustavo dá aulas de inglês, a Sabine cursa a faculdade audiovisual e o Miu está fazendo cursinho para batalhar uma vaga numa faculdade pública.

Souterraines: E vocês pensam em largar essas carreiras para viver só de música?


Luccas: Claro! Acho que o intuito de todos é largar tudo e viver de música, só que enquanto a música não nos sustenta a gente tem que ir levando...

Souterraines: Pois é, para completar você pode nos deixar uma dica de alguma banda que seja pouco conhecida?


Luccas: Tem duas bandas de amigos nossos que a gente curte bastante: o Kafka Show que tem uma pegada “oitentista brazuca" bem foda e o Inverness que faz um “dream pop” fudido. Escutem que vale a pena... Deve ter mais algumas, mas nãom me vem a mente agora vai lá nos nossos favoritos do Myspace que tem as bandas que a gente curte.

Souterraines: Muito obrigada Luccas e parabéns pelo trabalho!


Luccas: Eu que agradeço! Que bom que agradou, fico feliz com isso.
  •  Para conferir o som da banda assistam:

  • Encontrem Jennifer Lo-Fi:
Myspace
Twitter
Wordpress
Orkut
WebShow

A internet atualmente é um dos meios mais eficazes para comunicação de longo alcance, por ser uma ferramenta democrática e abrangente a rede tem sido palco para diversas manifestações artísticas e divulgação de projetos. Prova disso é a repercussão de muitos artistas no meio o que tem possibilitado a eles um maior reconhecimento de seus trabalhos em outros veículos de comunicação.

Os sites que abrigam diferentes artistas são incontáveis e entre esses muitos encontramos alguns de maior destaque aqui no Brasil como: Trama Virtual, Palco MP3, Last Fm além do MySpace, um site que abrange desde os artistas mais populares até os que começam agora a trilhar o caminho da música,sendo que muitos destes tem no site sua maior fonte de divulgação.
Com o objetivo de divulgar algumas das muitas bandas que brilham com trabalhos singulares e tendo como principal ferramenta o acesso aos sites citados é que cria-se este espaço que busca mostrar as boas bandas que atualmente compõem o cenário "alternativo" nacional produzindo músicas de qualidade notória e estilos diferentes. Artistas que tem no seu trabalho algo novo e interessante, o que vem cada vez mais chamando a atenção do público para este palco.
E aos leitores do blog: com certeza em algum caminho ou postagem vocês irão se encontrar com seus gostos e acrescentar às suas listas de reprodução um som novo e pulsante que aos poucos ainda ai tomar de vez do nosso cenário musical. Faça parte dessa revolução cultural você também.
Valeu, até a próxima!

Followers

Video da Semana